Connect with us

Bahia

Boletim de análise política por Cláudio André

Postado

em

Boletim de Análise Política 22/03/2019 ????

Pega fogo cabaré!!! ??? Voltamos com mais um boletim sobre os últimos acontecimentos na política brasileira, mas diante de crises institucionais que merecem ser analisadas com cuidado e serenidade para entender os bastidores do poder em Brasília. Aqui é o meu espaço de compartilhar com vocês algumas análises do que aconteceu de mais importante na política brasileira nesta semana que se encerra.

Prisão de Temer ?: parto da hipótese que a prisão do ex-presidente Temer (independente do mérito argumentado no pedido de prisão preventiva, que é visto como inconstitucional para vários juristas) está dentro do timing do núcleo político da Lava Jato ⚖ em reação ao fracasso do fundo bilionário privado. Querem ressuscitar a agenda de representação política através da prisão de um “figurão” da república.Matéria da Carta Capital aponta com razão para um conflito entre Moro e Maia, sendo que o ministro quer forçar o início imediato do trâmite do pacote anticorrupção na Câmara. A aprovação do pacote reforçaria as suas pretensões de possível presidenciável.

Link: https://www.cartacapital.com.br/politica/entenda-todos-os-passos-do-conflito-entre-maia-e-moro/

O fato é que o governo foi acionado pelo mercado para priorizar a pacificação das divergências, mantendo o diálogo com o Congresso. O cenário sem a aprovação da reforma assusta o mercado financeiro. O pessimismo se abatendo impacta a performance da bolsa e, consequentemente, do câmbio.

– Avaliação de Bolsonaro descendo a ladeira ??
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (20) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL):
• Ótimo/bom: 34%• Regular: 34%• Ruim/péssimo: 24%• Não sabe/não respondeu: 8%
A avaliação positiva do presidente caiu 15 pontos percentuais desde a posse. Em fevereiro, segundo a pesquisa, 19% consideravam o governo “ruim/péssimo”; 30%, “regular”; e 39% o avaliavam como “bom/ótimo”. O governo começa a enfrentar dificuldades de apoio da sociedade civil em um período que outros governo enfrentavam uma situação mais favorável de prestígio junto aos eleitores.

Confira matéria do G1 sobre a pesquisa: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/03/20/governo-bolsonaro-tem-aprovacao-de-34-e-reprovacao-de-24-diz-pesquisa-ibope.ghtml

– Matéria da Folha ? publicada há alguns dias trouxe uma análise política muito sensata do cientista político Fernando Limongi (USP) sobre a governabilidade de Bolsonaro e a necessidade do presidente dialogar com os partidos políticos que possuem força congressual.

Confira no link: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/03/sem-acordo-com-os-partidos-bolsonaro-nao-vai-governar-afirma-cientista-politico.shtml

Manifestações ??? contra a reforma da previdência em todo o Brasil abrem a primeira jornada de protestos contra o governo Bolsonaro.

Confira matéria da Folha: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/centrais-sindicais-fazem-manifestacoes-contra-a-reforma-da-previdencia.shtml

– O PT municipal se reuniu nesta semana com os “pré-candidatos” petistas à prefeitura de Salvador. O encontro impacta na forma como pode se delinear uma estratégia do campo governista de Rui Costa para o próximo ano, porém, o governador entende que não cabe antecipar o jogo, pois, é necessário avaliar se surgirá com força um nome “pós-petista” que não polarize a eleição em torno do petismo e consiga entrar nas bases daqueles eleitores que avaliam positivamente a gestão de ACM Neto, mas que estejam dispostos a construir algo “novo”. O governador parece estar convencido que ganhar a prefeitura de Salvador é uma condição para a manutenção do campo político de apoio ao PT no estado, que venceu todas as eleições de 2006 para cá.O cálculo político dos petistas envolve não polarizar as eleições contra ou a favor do partido, mas construindo um novo discurso sobre os desafios da cidade e a necessidade de um novo líder. Um outro fato é importante: as eleições municipais de 2020 não terão coligação proporcional para vereador, o que exige que os partidos montem chapas ainda mais competitivas, o que pressiona para que se projete quais serão os candidatos a vereador e o seu potencial dentro de uma estratégia mais ampla para a eleição de um prefeiturável.

 

Entenda melhor este cenário lendo as matérias a seguir ▶:
https://outline.com/wtj3Ubhttp://atarde.uol.com.br/levivasconcelos/noticias/2043307-pt-de-salvador-coloca-2020-em-pauta-e-na-largada-fica-divididohttps://www.bahianoticias.com.br/noticia/233904-revista-diz-que-bellintani-rompeu-com-neto-e-prefeito-reage-uma-grande-mentira.html

 

– Alerta total para os impactos ambientais ? de Brumadinho no Rio São Francisco. Entenda melhor: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/21/politica/1553194959_991458.html

– Escrevi um artigo baita legal esta semana para o Blog Legis-Ativo sobre o impacto das redes sociais na forma como é conduzida a representação política nas arenas parlamentares.

Leiam e compartilhem!Link do artigo: https://politica.estadao.com.br/blogs/legis-ativo/os-desafios-de-elaborar-uma-representacao-politica-digital/

#DicadaSextaE-book Grátis ?: os cientistas políticos Humberto Dantas e Bruno Souza Silva lançaram recentemente um livro NECESSÁRIO para apresentar a política municipal para o público jovem e demais interessados que desejam entender de forma didática como funciona a política municipal. O livro é uma publicação da Fundação Konrad Adenauer e o Movimento Voto Consciente.

Baixe aqui: http://www.votoconsciente.org.br/wp-content/uploads/2018/12/livro-PoderLegislativoMunicipal-WEB.pdf

Cláudio André de Souza é Professor de Ciência Política da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), colaborador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (UCSAL) e autor de “Para onde vai a Política Brasileira?” (Appris, 2018).Twitter: @claudioandre_Facebook: https://www.facebook.com/claudio.a.souza.7

Comentário do Facebook

Bahia

“O Nordeste tem um manual de bruxaria para crianças”, diz Damares

Publicado

em

Fala da ministra vem à tona na semana em que o presidente Bolsonaro inicia ofensiva no Nordeste, região onde ele tem menor popularidade

 Mais uma fala polêmica da ministra Damares Alves ganhou repercussão nas redes sociais. Durante uma pregação evangélica feita na Primeira Igreja Batista de João Pessoa, Damares afirma que “está chegando no Nordeste um manual prático de bruxaria para crianças de seis anos”. Segundo ela, o suposto material ensina a como ser bruxa, como fazer roupa e comida de bruxa, além de ensinar as crianças a produzirem a vassoura de bruxa em sala de aula.
O discurso de Damares foi feito antes de ela ocupar o cargo de ministra. O seu resgate nas redes sociais, no entanto, não favorece uma das próximas agendas do governo. Na sexta-feira 24, o presidente Bolsonaro viaja para o Nordeste com a intenção de fazer uma ofensiva na região onde tem menos popularidade – estão previstas a entrega de casas populares e o anúncio de mais verbas para obras de infraestrutura.
Dados do Ibope mostram que apenas 25% dos entrevistados dos estados do Nordeste aprovam a administração de Bolsonaro, 29% a consideram “regular”, 40%, “ruim” ou “péssimo”. Os índices são bem diferentes dos encontrados no Sul do País, por exemplo, onde 44% dos entrevistados aprovam o governo.

A desaprovação no Nordeste é algo que o pesselista enfrenta desde as eleições. O Nordeste foi a única região em que Bolsonaro perdeu para Fernando Haddad, candidato à presidência pelo PT. Foram 69,7% dos votos válidos para o petista (20,3 milhões) contra 30,3% para o capitão do Exército (8,8 milhões).

A hashtag #NordesteCancelaBolsonaro permanece entre os assuntos mais relevantes do Twitter nesta terça-feira 21. Durante sua campanha presidencial, Bolsonaro também fez declarações polêmicas sobre os nordestinos, quando questionado se o combate ao preconceito seria uma tônica do governo. “Tudo é coitadismo. Coitado do negro, coitada da mulher, coitado do gay, coitado do nordestino. Coitado do piauiense. Tudo é coitadismo no Brasil, nós vamos acabar com isso”. Pelo visto, a viagem vai acontecer sem o tom de boas-vindas.

MATÉRIA COMPLETA CARTA CAPITAL

Comentário do Facebook
Continue lendo

Bahia

VÍDEO: nos EUA, Bolsonaro chama estudantes de “idiotas úteis”, “imbecis” e “massa de manobra”

Publicado

em

VÍDEO: nos EUA, Bolsonaro chama estudantes de “idiotas úteis”, “imbecis” e “massa de manobra”

Comentário do Facebook
Continue lendo

Bahia

Bolsonaro corta 30% da verba da UnB, UFBA e UFF

Publicado

em

Balbúrdia é o que está sendo feito no Brasil pelo governo federal! Weintraub, o novo ministro da Educação, já deu todos os prenúncios de uma gestão autoritária que quer implementar um sistema de educação no país que acaba com o pensamento crítico e emburrece o povo.

Hoje ele anunciou que as universidades que tiveram maior relação com os movimentos sociais e realizaram eventos que provocavam a discussão política e social como o Fórum Social Mundial ou a Bienal da UNE, terão 30% das dotações orçamentárias bloqueadas.

O valor do corte na UFBA, na UnB e na UFF corresponde a mais da metade do contingenciamento imposto a todas as universidades e, sem noção da realidade de sucateamento da educação pública no país o ministro ainda afirma “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”. #educacao #ministeriodaeducacao #Weintraub #ufba #unb #uff #universidade #elenao #bolsonaronao

 

fonte: midia ninja

Comentário do Facebook
Continue lendo

TV Lampião

Facebook

Mais acessados