Connect with us

Bahia

Na Bahia, Lula inicia caravana pelo Nordeste

Postado

em

A Bahia é o primeiro Estado do país a participar do “Lula Pelo Brasil”, projeto que tem início nesta quinta-feira (17) e será realizado na região Nordeste durante os meses de agosto e setembro. Realizada na capital baiana, além dos municípios de Cruz das Almas, São Francisco do Conde e Feira de Santana, a excursão do ex- presidente tem o intuito de promover debates e observar os destinos do País, após Temer assumir a Presidência.

Com a participação da Fundação Perseu Abramo, que recentemente lançou o projeto Programa Brasil em Movimento, que visa criar estratégias futuras para o país, o projeto também utilizará o contexto dos avanços que foram alcançados no Brasil durante o governo do PT.

Everaldo Anunciação, presidente do PT na Bahia. Foto: Divulgação

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, disse que “a Bahia já está pronta para receber nosso melhor presidente. Esse encontro vem sendo aguardado com ansiedade pelos mais diversos setores da sociedade baiana, que esperam poder iniciar um aprofundar o diálogo sobre a resistência e a superação do desmonte que está sendo promovido por Temer em todas as áreas”.

Em Salvador, a programação começa na quinta-feira (17), às 16h, com a participação de Lula na comitiva do governador Rui Costa durante embarque no metrô da estação de Pituaçu até o Campo da Pólvora, onde terá a recepção de Lula, ás 17h. Em seguida, a partir das 18h, será realizado o ato político, na Arena Fonte Nova.

Já na sexta-feira (18), Lula segue para o município de Cruz das Almas, a 140 quilômetros da capital baiana. No município, o ex- presidente recebe, a partir das 10h, o título de Honoris Causa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Durante a tarde, a partir das 14h, Lula participa do Festival de Juventude.
Ainda no mesmo dia, Lula e comitiva seguem para o município de São Francisco do Conde, distante a 81 quilômetros de Salvador, onde participa de um ato político, a partir das 20h na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

No sábado (19), o ex-presidente encerra a programação pela Bahia, na cidade de Feira de Santana, a 116 quilômetros da capital. Na “princesinha do sertão”, terá um ato em defesa da agricultura familiar e reforma agrária, a partir das 11h.

Oposição– A perseguição ao ex- presidente Lula continua. De acordo com o deputado federal Robinson Almeida (PT), o prefeito ACM Neto utilizou como laranja o vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM), para entrar na justiça contra o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo), ao próprio criador da instituição. Segundo ele, não há nenhuma ilegalidade no ato, já que Lula é citado como grande incentivador na maior expansão do ensino superior e técnico na história do país. Durante a gestão Lula, foram criadas ao todo 18 universidades federais e 422 escolas técnicas no Brasil. Dessa forma, o petista tem sido alvo de muitas homenagens em universidades de todo mundo.

Robinson Almeida, deputado federal (PT). Foto: Divulgação

Para Robinson, a iniciativa da oposição só demonstra quanto o retorno do presidente petista amedronta o grupo. “A ação do grupo de Neto revela o medo de enfrentar Lula na próxima eleição presidencial. O DEM, que perdeu quatro eleições consecutivas para presidente, participa do golpe em curso no Brasil. Neto defende Temer e todas suas malditas Reformas. Sabe que o povo quer Lula de volta pra consertar todos os desmandos e ataques aos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro”, disse o parlamentar.

 

 

Confira programação completa:

Quinta-feira (17)

Abertura da caravana
Salvador
16h – Visita ao Metrô, com comitiva do Governador, Rui Costa (PT). Lula percorrerá o trajeto Pituaçu – Campo da Pólvora.
17h – Ato político na Arena Fonte Nova – lançamento do Fórum Social Mundial, lançamento do livro “O Processo Lula”, apresentação do programa “Brasil em Movimento e anúncio do Memorial da Democracia, a ser criado no Forte do Barbalho.
Sexta-feira(18)

Cruz das Almas
10h – recebe o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)
14h30 – Participa do Festival da Juventude de Cruz das Almas
São Francisco do Conde
20h –Cerimônia na Câmara Municipal sobre a Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Sábado(19)
Feira de Santana
9h – Café da manhã com prefeitos da região
11h- Ato público com entidades de trabalhadores do campo (FETRAF, FETAG, MST)
14h- Almoço com o governador Rui Costa

 

Foto de destaque: Ricardo Stuckert

Comentário do Facebook

Bahia

“O Nordeste tem um manual de bruxaria para crianças”, diz Damares

Publicado

em

Fala da ministra vem à tona na semana em que o presidente Bolsonaro inicia ofensiva no Nordeste, região onde ele tem menor popularidade

 Mais uma fala polêmica da ministra Damares Alves ganhou repercussão nas redes sociais. Durante uma pregação evangélica feita na Primeira Igreja Batista de João Pessoa, Damares afirma que “está chegando no Nordeste um manual prático de bruxaria para crianças de seis anos”. Segundo ela, o suposto material ensina a como ser bruxa, como fazer roupa e comida de bruxa, além de ensinar as crianças a produzirem a vassoura de bruxa em sala de aula.
O discurso de Damares foi feito antes de ela ocupar o cargo de ministra. O seu resgate nas redes sociais, no entanto, não favorece uma das próximas agendas do governo. Na sexta-feira 24, o presidente Bolsonaro viaja para o Nordeste com a intenção de fazer uma ofensiva na região onde tem menos popularidade – estão previstas a entrega de casas populares e o anúncio de mais verbas para obras de infraestrutura.
Dados do Ibope mostram que apenas 25% dos entrevistados dos estados do Nordeste aprovam a administração de Bolsonaro, 29% a consideram “regular”, 40%, “ruim” ou “péssimo”. Os índices são bem diferentes dos encontrados no Sul do País, por exemplo, onde 44% dos entrevistados aprovam o governo.

A desaprovação no Nordeste é algo que o pesselista enfrenta desde as eleições. O Nordeste foi a única região em que Bolsonaro perdeu para Fernando Haddad, candidato à presidência pelo PT. Foram 69,7% dos votos válidos para o petista (20,3 milhões) contra 30,3% para o capitão do Exército (8,8 milhões).

A hashtag #NordesteCancelaBolsonaro permanece entre os assuntos mais relevantes do Twitter nesta terça-feira 21. Durante sua campanha presidencial, Bolsonaro também fez declarações polêmicas sobre os nordestinos, quando questionado se o combate ao preconceito seria uma tônica do governo. “Tudo é coitadismo. Coitado do negro, coitada da mulher, coitado do gay, coitado do nordestino. Coitado do piauiense. Tudo é coitadismo no Brasil, nós vamos acabar com isso”. Pelo visto, a viagem vai acontecer sem o tom de boas-vindas.

MATÉRIA COMPLETA CARTA CAPITAL

Comentário do Facebook
Continue lendo

Bahia

VÍDEO: nos EUA, Bolsonaro chama estudantes de “idiotas úteis”, “imbecis” e “massa de manobra”

Publicado

em

VÍDEO: nos EUA, Bolsonaro chama estudantes de “idiotas úteis”, “imbecis” e “massa de manobra”

Comentário do Facebook
Continue lendo

Bahia

Bolsonaro corta 30% da verba da UnB, UFBA e UFF

Publicado

em

Balbúrdia é o que está sendo feito no Brasil pelo governo federal! Weintraub, o novo ministro da Educação, já deu todos os prenúncios de uma gestão autoritária que quer implementar um sistema de educação no país que acaba com o pensamento crítico e emburrece o povo.

Hoje ele anunciou que as universidades que tiveram maior relação com os movimentos sociais e realizaram eventos que provocavam a discussão política e social como o Fórum Social Mundial ou a Bienal da UNE, terão 30% das dotações orçamentárias bloqueadas.

O valor do corte na UFBA, na UnB e na UFF corresponde a mais da metade do contingenciamento imposto a todas as universidades e, sem noção da realidade de sucateamento da educação pública no país o ministro ainda afirma “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”. #educacao #ministeriodaeducacao #Weintraub #ufba #unb #uff #universidade #elenao #bolsonaronao

 

fonte: midia ninja

Comentário do Facebook
Continue lendo

TV Lampião

Facebook

Mais acessados