Connect with us

Destaque

A verdade não importa (ou importa muito pouco)

Postado

em

foto27-donald-trump-2
Por Jadson Oliveira
“Pós-verdade” e estupidez estão na ordem do dia num mundo cada vez mais submetido aos avanços e delírios da TI (Tecnologia da Informação). Como brinde de Ano Novo, sirvo aos leitores de minha coluna as notas abaixo, traduzidas – com certa liberdade, em especial nos títulos – do jornal argentino Página/12:

 
No nosso mundo da cada vez mais avançada TI – para os menos atualizados, Tecnologia da Informação – começa a fazer sucesso ao que se chama “pós-verdade”, uma nova palavra que se refere à ideia de que não importa a veracidade duma informação, mas apenas o impacto emocional que ela possa causar. Na sua campanha presidencial, Donald Trump fez reverência a ela.
 
Depois de sua surpreendente vitória, a consultora Buzzfeed contabilizou os números do novo fenômeno:
 
As 20 notícias falsas mais populares durante os três meses que antecederam a eleição estadunidense, em 8 de novembro – em geral favoráveis ao controvertido milionário ou contra Hillary Clinton -, obtiveram no Facebook mais de um milhão de compartilhamentos acima das principais matérias divulgadas por veículos como os jornais The New York Times e The Wall Street Journal ou a rede de TV CNN.
 
 
“As pessoas são cada vez mais estúpidas”
 
Paul Horner é um humorista estadunidense desta era marcada também pela desinformação que grassa através da Internet. Há vários anos ele vem se dedicando a inventar notícias e dar risada da repercussão que elas conseguem nas redes sociais.
 
Nos meses da campanha presidencial dos Estados Unidos ele difundiu dezenas de informações (ou desinformações) absurdas que supunham ironia em torno de Donald Trump. Mas elas circularam através das redes sociais como verdadeiras, o que acabou ajudando o candidato republicano.
 
“As pessoas são, sem dúvida, cada vez mais estúpidas. Se dedicam a repassar coisas sem investigá-las. Ninguém faz verificação de nada. Foi assim que Trump foi eleito presidente”, diagnosticou o piadista no jornal The Washington Post.
 
Maconheiros felizes, mas de olho em Trump
Fumar maconha por prazer já é legal em todos os estados da costa oeste dos Estados Unidos a partir do primeiro dia do novo ano, quando entrou em vigor na Califórnia e Nevada a liberação aprovada nos plebiscitos realizados juntamente com as eleições presidenciais de 8 de novembro.
Em ambos os estados, qualquer pessoa maior de 21 anos pode ter a posse, legalmente, de 28,3 gramas da cannabis, pode fumá-la em sua casa ou espaços privados e cultivar até seis plantas.
Apesar do avanço ocorrido, os lutadores pela legalização da maconha estão de olho no próximo dia 20, quando Donald Trump assumirá a Casa Branca. Na campanha, ele prometeu jogar duro contra as drogas.

Comentário do Facebook
Continue lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Justiça absolve Geddel do crime de obstrução de Justiça

Publicado

em

O juiz Vallisney de Souza, da Justiça Federal de Brasília, absolveu por falta de provas o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) da acusação de obstrução de Justiça.

Após a decisão, a defesa de Geddel divulgou uma nota (leia a íntegra ao final desta reportagem) na qual afirmou que a absolvição “estabelece a verdade e faz justiça” ao ex-ministro.

Atualmente preso em razão de outro processo, Geddel virou réu em agosto de 2017 após ter sido acusado pelo Ministério Público Federal de tentar atrapalhar investigações sobre desvios no fundo de investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS).

Em julho do ano passado, o ex-ministro da Secretaria de Governo chegou a ser preso, por decisão de Vallisney de Souza, em razão das suspeitas de que atrapalhava o andamento das investigações da Operação Cui Bono.

Entenda o caso
Segundo o Ministério Público, diante das negociações do operador financeiro Lucio Funaro para fechar acordo de delação premiada, Geddel passou a atuar para atrapalhar as negociações.

O ex-ministro do presidente Michel Temer fez, conforme o Ministério Público, contatos telefônicos com a esposa de Lúcio Funaro, Raquel Albejante Pita, na intenção de ameaçá-la.

 

Comentário do Facebook
Continue lendo

Brasil

Seis meses da nova lei trabalhista: insegurança, dúvida e precarização

Publicado

em

Para o coordenador de Promoção da Liberdade Sindical do MPT, muito do que está na Lei 13.467 contraria os princípios do trabalho decente e precisa ser alterado. “São vidas humanas que estão ali”

 

Comentário do Facebook
Continue lendo

Destaque

CUT e Movimentos sociais organizam importante dia do trabalhador unificado na capital e interior

Publicado

em

Por um fundamental enfrentamento na atual conjuntura política e social, a CUT BAHIA e demais centrais somam forças para realizar um grande ato político e cultural no 1ª de Maio, Dia do Trabalhador, com um tema que move a classe trabalhadora “Defesa por democracia, Lula Livre, Marielle Vive”.

Este ano,a maioria dos brasileiros compartilham o sentimento de profunda angústia diante do desrespeito com a democracia; a prisão arbitrária de um líder histórico de nossa classe trabalhadora, o Lula; a total falta de consideração desse governo golpista quando se refere a classe trabalhadora, situação que temos certeza quando nos deparamos com uma realidade de recorde históricos de desemprego atingindo 13 milhões de brasileiros (as), uma reforma trabalhista que tenta a “disfarçar” retiradas de direitos dos(as) trabalhadores(as); tentativa de vendas de importantes estatais e fechamentos de fábricas.

Mas é com o espírito de esperança que estaremos nesse importante primeiro de maio, fortalecendo nossa trajetória por toda a Bahia, na capital e no interior, combateremos de maneira forte e unificada a luta por as pautas comuns, de interesse da classe trabalhadora como seguridade social, ampliação dos diretos da classes de trabalhadores, por mais emprego e renda, revogação da “deforma” trabalhista e por Lula livre.

Para o presidente da CUT Bahia a classe trabalhadora sairá mais fortalecida desse momento. ” Vamos lutar de forma forte para que essas tentativas contra a classe trabalhadoras só nos dê energia para lutar ainda mais e conquistar a ampliação de direitos para todos”, destaca.

Confira a programação:

1ª DE MAIO UNIFICADO:

Programação

Salvador
Local: Barra
Horário: 13h
Ação: Apresentação de grandes atrações musicais Ato político

Feira de Santana
Horário: das 8 às 16h
Ação: Missa, ato Marielle Vive , Lula Livre e apresentações de atrações musicais

Santo Antônio de Jesus
Horário: A partir das 8h
Ação: caminhada nos bairros e palestra sobre reforma trabalhista, sindicalismo e o golpe

Camaçari
Horário: 13h
Ação: Festa do Trabalhador da Categoria da Borracha
Local: Arena 2 de Julho, Camaçari

Santo Estevão
Horário: às 9h
Ação: Ato ecumênico e Ato Lula Livre

Canavieiras 
Horário: às 8h
Ação: café da manhã aos trabalhadores na nova sede do sindicato

Conceição de Feira
Horário:
 às 8h
Ação: missa campal e ato Lula Livre.

Porto Seguro
Data: 30/1
Horário: durante o dia
Ação: Concentração e debate no Porto

Itamaraju
Horário: 13h
Ação: Concentração na principal praça, sorteio de prêmio e atividades culturais

Itabotã
Horário: 13h
Ação: Concentração na principal praça e falas sobre Lula Livre

Teixeira de Freitas
Horário: 13h
Ação: Concentração de trabalhadores e carreata

Informações: CUT BAHIA

Comentário do Facebook
Continue lendo

TV Lampião

Facebook

Mais acessados